top of page

Estrutura Curricular e PPC do Curso

       Com o objetivo de adequação às propostas do Ministério da Educação (MEC), desde sua criação, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Medicina da UFMS-CPTL sofreu algumas alterações desde sua criação. Atualmente, de acordo com o documento, são ofertadas 60 vagas por um único ingresso durante o ano.

       Em relação aos princípios filosóficos e socioculturais, a instituição adota a concepção ampliada de saúde como fruto dos determinantes sociais; o entendimento de que os serviços de saúde devem se organizar de forma descentralizada, hierarquizada, prestando assistência universal, equânime, integral e resolutiva e com participação comunitária; o entendimento de que a assistência médica deve estar pautada na humanização, com a capacidade de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral e do ser humana; e, entendimento de que o médico deve desenvolver raciocínio clínico, crítico, reflexivo e ético, para atuar nas áreas de assistência, gerência, educação e pesquisa, contribuindo efetivamente para a transformação da realidade.

      Para atingir esses princípios, dentre outros objetivos do curso, ressalta-se a articulação entre as disciplinas do curso ao decorrer da graduação. Determina-se que integração entre os eixos Bases Psicossociais da Prática Médica (BPPM), Bases Biológicas da Prática Médica (BBPM) e Fundamentos da Prática Médica (FPM). Esta integração se dá por meio de metodologia ativa em pequenos grupos tutoriais com casos clínicos; além disso, serão realizadas palestras e/ou mesas redondas de assuntos correlatos aos temas desenvolvidos nas tutorias por professores convidados e/ou das áreas envolvidas, bem como aulas práticas e teóricas semanais. A articulação prática desses eixos na realidade será feita por meio do eixo Práticas de Integração Ensino Serviço e Comunidade (PIESC), o qual usa o como ambiente os serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

      O registro e acompanhamento do plano de ensino de cada disciplina, o calendário de aulas, faltas/presenças, notas e conteúdos é feito por meio do acesso ao Sistema de Controle Acadêmico e Docente (SISCAD). Além disso, a atenção aos discentes é distribuída em atribuições da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP).

      Cada disciplina exige como método de avaliação uma frequência mínima de 75% das atividades e aulas bem como Média de Aproveitamento (MA) igual ou superior a 6,0, sendo esta média obtida por, no mínimo, duas avaliações semestrais e uma avaliação optativa. Dentre as modalidades avaliativas podem ser citadas: avaliação das práticas em campo, avaliação teórica, tutoriais, avaliação teórica integrada, portfólio de habilidades, trabalho de conclusão e avaliação optativa. Essas e outras informações constam no PPC do curso.

 

Para acessar o PPC vigente, clique aqui

Novo PPC (em vigor a partir de 2023/1): clique aqui

bottom of page